O gerenciador Plug-ins do IDE permite que você atualize e gerencie dinamicamente seus plug-ins do IDE. Você pode minimizar o tempo de inicialização e economizar memória desativando os plug-ins de que você não precisa. Os plug-ins desativados não são excluídos do diretório de instalação, mas são simplesmente ignorados pelo IDE. Você pode reativá-los a qualquer momento.
Você também pode optar por desinstalar os plug-ins do IDE. Plugins desinstalados são removidos do diretório de instalação. Para usar plugins desinstalados, você precisa instalá-los novamente.
Use o gerenciador Plug-ins para se conectar às centrais de atualizações para verificar se há disponibilidade de novos plug-ins ou novas versõs de plug-ins já instalados. Se houver plug-ins novos ou atualizados disponíveis, você poderá selecioná-los, baixá-los e instalá-los usando o gerenciador Plug-ins.
Um plug-in geralmente consiste em um grupo de módulos dependentes. Quando você atualiza um plug-in, a atualização geralmente consiste em atualizar um ou mais módulos que compõem o plug-in. Desativar um plug-in geralmente consiste em desativar os módulos individuais que compõem o plug-in.