Caixa de diálogo Propriedades do servidor MySQL
Consulte também
Esta caixa de diálogo permite configurar as propriedades para conexão ao servidor de banco de dados MySQL. Abra esta caixa de diálogo clicando com o botão direito do mouse no nó do servidor MySQL na janela Serviços e selecionando Propriedades.
A caixa de diálogo Propriedades do servidor MySQL contém duas abas nas quais é possível configurar propriedades para acesso ao servidor de banco de dados MySQL.
A aba Propriedades básicas. Você pode definir as seguintes propriedades nesta aba:
- Nome da máquina do servidor. Digite o nome da máquina do servidor MySQL. A máquina padrão é localhost.
- Número da porta do servidor. Digite o número da porta do banco de dados. O número da porta padrão do servidor do banco de dados MySQL é 3306.
- Nome do usuário administrador. Insira o nome do usuário para obter acesso administrativo ao servidor MySQL. É necessário que o acesso administrativo esteja habilitado para criar e remover bancos de dados.
- Senha do administrador. Insira a senha do administrador do servidor. Uma senha em branco também pode ser uma senha válida.
- Salvar senha. Selecione esta opção se quiser que o IDE memorize sua senha. Se selecionada, você não será solicitado a fornecer o nome de usuário e a senha em conexões subseqüentes ao banco de dados e a propriedade Lembrar senha será definida como verdadeira.
- Armazenar uma senha representa um risco potencial de segurança. A senha do MySQL é armazenada em uma arquivo de propriedades em config/Preferences/org/netbeans/modules/db/mysql.properties no diretório do usuário do IDE. Se estiver preocupado com a segurança, você pode optar por não salvar a senha ou garantir que as permissões desse arquivo sejam restritas a usuários e grupos aprovados.
A aba Propriedades de admin. Você pode definir as seguintes propriedades nesta aba:
- Caminho/URL para a ferramenta de admin. Insira o caminho completo ou URL da web para a ferramenta que deseja usar para administrar o servidor MySQL.
- Argumentos. Digite qualquer argumento do comando da ferramenta de admin neste campo.
- Caminho para comando start. Digite a localização ou procure o comando start do MySQL. Este geralmente é o caminho para mysqld na pasta bin do diretório de instalação do MySQL. Talvez seja necessário ter acesso administrativo para executar este programa. Se for assim, você pode executar o NetBeans como um usuário com direitos administrativos ou, se estiver em Unix, você pode usar gksu. Para usar gksu execute o comando start /usr/bin/gksu (ou em qualquer lugar em que o gksu estiver localizado no seu sistema) e então torne o caminho para o mysqld o argumento para o comando.
- Argumentos. Digite qualquer argumento para o comando start neste campo.
- Caminho para o comando stop. Insira a localização ou procure o comando stop do MySQL. Este geralmente é o caminho para mysqladmin na pasta bin do diretório de instalação do MySQL. Assim como com o comando start, talvez seja necessário ter acesso administrativo para executar este programa. Consulte "Caminho para comando start" para obter mais informações.
- Argumentos. Insira qualquer argumento para o comando start neste campo. Se o comando é mysqladmin, então os argumentos normalmente são -u root stop.
- Consulte também
- Usando MySQL com o Netbeans IDE
Notificações legais