Usando MySQL com o Netbeans IDE
Consulte também
O NetBeans IDE vem com suporte ao banco de dados MySQL. Na janela Serviços, um nó MySQL é exibido sob o nó Banco de dados quando o IDE detecta um servidor MySQL em execução na máquina local na porta padrão. O nó também é registrado automaticamente sob as seguintes condições:
- Se o IDE detectar uma instalação reconhecida do MySQL. Isto é atualmente MAMP em Macintosh e XAMPP em Windows.
- Se uma conexão MySQL estiver registrada, o IDE registra automaticamente o nó MySQL usando as propriedades definidas na conexão.
- Se o usuário criar uma nova conexão para MySQL, o IDE registra automaticamente o nó MySQL naquele momento.
Quando clicar com o botão direito do mouse no nó MySQL, você verá as seguintes opções:
- Criar banco de dados. Mostra uma caixa de diálogo para criação de um banco de dados, incluindo bancos de dados de amostra.
- Iniciar. Inicia o servidor de banco de dados. Se o usuário escolher esta ação e nenhum comando de iniciar ou parar estiver definido, então ele é avisado para definir o comando.
- Parar. Pára o servidor de banco de dados. Se o usuário escolher esta ação e nenhum comando de iniciar ou parar estiver definido, então ele é avisado para definir o comando.
- Conectar. Conecta o IDE ao servidor de banco de dados MySQL.
- Desconectar. Desconecta o IDE do servidor de banco de dados MySQL.
- Excluir. Remove o nó MySQL. Ele também marca o nó como removido, para que da próxima vez que o usuário inicializar o NetBeans, o IDE não registre automaticamente o nó de novo. O usuário precisará registrar manualmente o nó usando Banco de dados > Registrar servidor MySQL.
- Atualizar. Atualiza a lista de bancos de dados baseado no que está atualmente no servidor.
- Executar ferramenta de administração. Mostra a ferramenta de administração que está registrada com o tempo de execução. O provedor executa a ferramenta admin como um processo de sistema separado ou, se for uma ferramenta baseada na web, mostra a URL fornecida no navegador padrão. Se o comando administrar não tiver sido configurado, então, quando o usuário escolher a ação, ele será avisado para definir o caminho para o comando.
- Propriedades. Mostra um diálogo que permite que o usuário defina configurações importantes para o servidor. Existem duas abas, uma para configurações básicas e outra para configurar os caminhos de comandos para os comandos administrativos (iniciar, parar, administrar)
Quando você expande o nó MySQL, os bancos de dados MySQL detectados pelo IDE aparecem sob o nó. Clicando com o botão direito do mouse em um banco de dados, você pode se conectar ao ou excluir o banco de dados.
Se o IDE não detectar automaticamente e registrar o nó MySQL, você pode registrá-lo manualmente. Neste caso, o nó Banco de dados tem um novo subnó determinado para registrar o servidor. Quando clicar com o botão direito do mouse no nó Banco de dados, você verá as seguintes opções:
- Nova conexão. Quando escolher Nova conexão, a caixa de diálogo Nova conexão de banco de dados é exibida.
- Registrar banco de dados MySQL. Se o IDE não detectar automaticamente e registrar o nó MySQL, o usuário pode registrá-lo manualmente. Haverá uma nova ação sob Banco de dados para registrar o servidor
- Habilitar depuração. Após ativar o modo de depuração, o IDE envia instruções SQL para a janela Saída, onde você pode ver o registro de instruções. O modo de depuração não lista todas as instruções SQL, lista somente aquelas que você não pode ver. Por exemplo, as consultas SQL para a exibição de dados não são registradas.
- Desabilitar depuração. Este finaliza a função de depuração.
-
Consulte também
- Conectando-se a um banco de dados
Notificações legais