Auto-completar código e Análise de tipo

Auto-completar código JavaScript permite selecionar das classes de núcleo JavaScript embutidas no IDE para inserir em seu código. Por exemplo, você pode escrever

    x = "foo";      y = x;      y.  

e auto-completar código exibirá os métodos disponíveis para strings JavaScript. Auto-completar código funciona com todos os tipos literais em JavaScript. O mecanismo de análise de tipo e auto-completar código também sabe sobre as classes de estilo de protótipo (somente funções regulares) e sobre o novo operador para construi-las.

O NetBeans IDE consulta os parâmetros de tipos por parâmetros de funções e tipos de retorno (@type, @param). Esses tipos são mostrados em auto-completar código: na lista, na documentação e em dicas de parâmetro (Ctrl-P). Os tipos de retorno também são mostrados na caixa de diálogo auto-completar código após a função nome, separados por dois pontos.

Se você marcar um método com @deprecated, ele é ignorado no navegador e nas chamadas para auto-completar código deste método. A descrição de obsoleto em anexo é exibida em uma seção separada na documentação de auto-completar código com um segundo plano realçado.

O NetBeans IDE também pode determinar o tipo de retorno para muitas funções. Essa função é essencial no suporte a JSQuery.

Documentação

A função de auto-completar código exibe a documentação API tanto para APIs javascript do núcleo quanto para APIs DOM. Você também pode visualizar a documentação de suas próprias funções. Apertar a tecla Ctrl enquanto ao apontar para as chamadas também exibe a documentação (como uma dica).

Conclusão incorporada

A função de auto-completar código em IDs de elementos de HTML age na função Prototype.js $("..."). Para visualizar auto-completar código em IDs de elementos, pressione Ctrl-Espaço dentro das aspas. Por exemplo, se adicionar varible = $("f|") e pressionar Ctrl-Espaço com o cursor (|) imediatamente após o f, a função de auto-completar código exibe todos os IDs de elementos HTML no documento que iniciam com f.

Suporte JSDoc

Se você anotar um método com @private, ele é exibido no navegador com um ícone de cadeado. Se você anotar uma função com @constructor, ela é exibida como um construtor (e incluída em auto-completar código após a palavra-chave "new") e você pode usar @class e @namespace para atribuir explicitamente funções a determinadas classes (embora o analisador de tipos possa freqüentemente atribuir essas funções automaticamente). Funções marcadas com @ignore não são exibidas em auto-completar código. Entretanto, essas funções estão incluídas no índice e podem ser utilizadas em Ir para declaração.

Filtragem de inclusão de arquivo básico

A função de auto-completar código em HTML inclui somente o código dos arquivos JavaScript referidos. Considere um projeto no qual o arquivo foo.js defina a função foo() e o arquivo bar.js defina a função bar(). Se o arquivo hello.html inclui somente <script src="bar.js"></script>, somente a função bar() é exibida em auto-completar código para hello.html.


Notificações legais